Como fazer reclamação do SUS?

Você que é usuário do SUS (Sistema Único de Saúde) e tem dúvidas a respeito do funcionamento, críticas, reclamações, elogios e sugestões  sobre o atendimento da saúde pública agora você pode ser atendido pela Ouvidoria do SUS.

Caso você tenha uma denúncia contra um hospital ou foi mal atendido em um posto de saúde ou ainda tem informações sobre irregularidades, roubos e desvios ajude o Ministério da Sáude denunciando diretamente a Ouvidoria.

Lembre-se: você como cidadão também é fiscal e pode ajudar susa melhorar os serviços de saúde pública do Brasil.

Ajude a combater fraudes e o mal uso do dinheiro público. Denuncie!

Ligue gratuitamente para o 136, é o telefone do Disque Saúde, serviço mantido pelo Ministério da Saúde para atender a população brasileira que utiliza os serviços do SUS. A ligação pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular gratuitamente de segunda a sexta das 7 ás 22 horas.

Caso prefira registrar sua reclamação por escrito, o Portal da Saúde do SUS tem um formulário online para registro de manifestações.

Há ainda o Carta SUS, que é uma iniciativa onde 10 milhões de brasileiros receberam uma carta após atendimento na rede pública de saúde avaliando a qualidade dos serviços prestados pelo SUS.

Também é possível realizar reclamação por Carta ou presencialmente no seguinte endereço:

Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde
Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS
Setor da Administração Federal (SAF) Sul
Quadra 2, Lotes 05/06, Ed. Premium, Torre I
3º andar, sala 305
CEP: 70.070-600. Brasília-DF

7 thoughts on “Como fazer reclamação do SUS?

  1. hoje fui ao posto de saúde passei no ginecologista normal o medico pediu a enfermeira da ginecologia para me da os endereços de clinicas pra mim fazer uma ultra ela pegou o livro um papel uma caneta e deu o livro na minha mão e me disse pra mim ficar a vontade o medico viu e falou com ela ela respondeu que estava muito cansada que hoje era sexta ela não estava afim de fazer nada.espero uma solução..falta de respeitoooooo

  2. Foi feito um pedido para exame de suspeita de câncer de colo de útero, totalmente errado pelo posto de saúde barreiro, só fiquei sabendo do erro porque foi la pessoalmente. Então a gerente geral do posto Cibele, fez outro pedido, como se estivesse indo naquele dia, praticamente um mês depois e ainda encobrindo o erro da medica. Quando reclamei sobre o erro ela simplesmente me disse que não poderia fazer nada. disse que ia reclamar ela ainda disse que eu estava a ameaçando. Tenho os dois pedidos aqui, o que poderia fazer?

  3. hoje dia 28/10/2013, pela manhã fui ao posto de Saúde de minha unidade bairro guaxindiba Aracruz ES, com a papelzinho amarelo para fazer os exames outubro rosa e me surpreendi com uma frase , em que não estava fazendo mais os exames.Aí eu perguntei: mas o mês de outubro ainda não acabou.A resposta que tive foi, não estamos mais fazendo os exames…..vim pra casa chateada….isso é Brasil.

  4. eu estou com uma anemia profunda a descaso no posto de saude tenho mioma volume 538 cm3 preciso de uma cirugia com urgencia desde de junho ja fiz todos os exame agora estou com anemia que eu estava tomando nouriporum minha receita venceu e o posto nao me encaminhou para um hematomo eu tenho ela em casa eu estou no desespero quero tomar ela com agua porque estou muito amarela e muita fraqueza estou esperando passar no gastro porque estou com polipo sessei e nao consigo o posto demora um ano para marcar ja morrir

  5. eu estou com uma anemia profunda a descaso no posto de saude tenho mioma volume 538 cm3 preciso de uma cirugia com urgencia desde de junho ja fiz todos os exame agora estou com anemia que eu estava tomando nouriporum minha receita venceu e o posto nao me encaminhou para um hematomo eu tenho ela em casa eu estou no desespero quero tomar ela com agua porque estou muito amarela e muita fraqueza estou esperando passar no gastro porque estou com polipo sessei e nao consigo o posto demora um ano para marcar ja morrir nao e o mesmo

  6. esttou esperando ser chamada para uma cirurgia de protese de quadril para meu marido ele tem 84 anos sofre dores orriveis nao consegue caminhar eu nao suporto ver tanto sofrimento que devo fazer?

  7. Estou no Rodolfo Rocco e não não querem me atender estou só pedindo socorro estou em depressao profunda preciso de ajuda omissão de socorro aki vejo isso !!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>